Definição

Poços Termométricos são elementos desenvolvidos para permitir a instalação de sensores de temperatura em aplicações onde somente o tubo de proteção não é suficiente para garantir a integridade do elemento sensor.

Sua utilização em tanques, tubulações, vasos pressurizados, etc, permite a substituição do sensor sem a necessidade de interrupção do processo produtivo.

Tipos construtivos

Os poços apresentam dois itens importantes na sua construção em função da aplicação, que são:

1 - Haste - Normalmente produzida em comprimentos de até um metro (comprimentos maiores são possíveis desde que se leve em consideração as peculiaridades do processo e a posição de instalação).

Sua superfície é polida a fim de minimizar os efeitos que ocorrem com relação à incrustração, velocidade e turbulência do fluído.

Em função da agressividade do meio, a mesma poderá ter revestimentos metálicos, vitrificados ou à base de resinas.

As hastes podem ser retas ou cônicas, sendo a cônica utilizada onde os níveis de pressão são elevados.

Duas características devem sempre ser levadas em consideração: a espessura da parede necessária para atender os requisitos da aplicação em relação ao tempo de resposta que se deseja, e a extensão externa do prolongamento até o elemento de ligação do sensor, a fim de evitar efeitos indesejáveis nas aplicações à alta temperatura.

2 - Elementos de fixação:

a: Flange, para aplicações em altas pressões, as flanges são soldadas à haste por meio de solda TIG, a fim de manter a integridade e a homogeneidade da interface haste/flange.

b: Rosca usinada na própria barra, permitindo a instalação rápida e nivel de vedação compatível à aplicação.

c: Solda, na mesma área onde no modelo anterior existe a rosca. Nesta versão a superfície já vem preparada para a solda direta ao processo, e se destina às aplicações onde não há necessidade de remoção rápida do poço.

Material do Poço Termométrico

Está à sua disposição a Tabela ASTM (Manual 12, pág. 52 e 53), contendo as informações orientativas sobre o material de proteção a ser utilizado em cada processo.

Ensaios

A fim de atestar a integridade do conjunto é possível a realização de ensaios como líquido penetrante, raio X, teste hidrostático, ultrasom; ou outros que atendam aos requisitos previamente especificados.

Se ainda houver qualquer dúvida sobre a especificação ou construção dos poços termométricos, consulte nosso Departamento Técnico (infotec@consistec.com.br).


Clique aqui
e faça o download da parte do catálogo Consistec referente a esta página (16Kb).


Caso você não possua
um descompactador de
arquivos, clique aqui
para baixar a versão
gratuita.